Como seria o ambiente em que eu gostaria de trabalhar

Muitos de nós tem em mente mudanças que gostaria de aplicar no ambiente de trabalho. Defino ambiente de trabalho como o conjunto de estruturas, costumes, regras, e ferramentas que estão presentes no dia-a-dia e são utilizados pelas pessoas para desempenhar suas funções e realizar as entregas esperadas.

Depois de mais de uma década trabalhando em ambientes bastante diversos, tanto no papel de engenheiro de software quanto de gestor, reuni um conjunto de estruturas, costumes, regras, e ferramentas que gostaria de ter no meu ambiente de trabalho, agrupando o que eu gostaria como engenheiro de software, e o que preciso como gestor, com o objetivo de atingir a EXCELÊNCIA. Pode parecer que gestores e engenheiros têm visões bem diferentes, mas com o objetivo certo, percebi que há muito mais semelhanças que diferenças.

É evidente que eu não criei nenhuma dessas práticas e que apenas observei e coletei as lições que os grandes professores que tive até este ponto da minha carreira me mostraram. Muito pouco disso seria possível sem o direcionamento e apoio da empresa que trabalho (CERC), e dos excelentes mentores e gestores que tive (José Belchior Monteiro JrThiago Suzano e Edson Fregni).

Sem mais delongas, vamos ao ponto do texto.

Com relação a aspectos técnicos: Utilizamos tecnologia de ponta , 100% cloud, com as versões mais recentes das principais linguagens utilizadas no mercado (Java, Python, Node, C#, PHP, JavaScript, Dart, e etc.), arquitetura de microserviços (com avaliação de maturidade), arquitetura eventual (para processos que exijam alta resiliência e escalabilidade), pipeline de promoção de código totalmente automatizadas e de entrega contínua (Azure Devops), ferramentas de observabilidade e monitoramento (New Relic, ELK…), infraestrutura automatizada com ferramentas de IaC (Terraform, atlantis…), aplicamos também metodologias como Kanban e Kaizen no dia-a-dia, as estimativas são baseadas em históricos (não em um chute), extraimos diversas métricas para avaliar nosso progresso, temos OKRs e KPIs bem definidos com reuniões de acompanhamento quinzenalmente.

Como cereja do bolo temos as PESSOAS! O time de trabalho remoto que é altamente colaborativo e comunicativo, participa ativamente das discussões de tecnologia e produtos, tem capacidade para sugerir mudanças em todas as fases dos projetos e exerce esta capacidade ativamente, nível alto de ownership. Temos reuniões de melhoria contínua (Acompanhamento de OKRs, KPIs, retrospectiva…) que geram boas idéias e planos de ações. Ao final de cada etapa, celebramos juntos.

Essas práticas e valores que compartilhei são a base do ambiente de trabalho que tanto almejo e que estou comprometido em criar e sustentar. Acredito que um ambiente verdadeiramente colaborativo, onde a troca de conhecimento é encorajada, e a responsabilidade é compartilhada, leva a um crescimento exponencial da equipe e dos resultados alcançados.

Cada linha de código que escrevemos é um investimento no futuro, e, por isso, buscamos manter um código altamente manutenível, apoiado por testes abrangentes e boas práticas de design. Acreditamos que a excelência técnica e a preocupação com a qualidade são fundamentais para o sucesso contínuo do negócio e para a satisfação de nossos clientes.

Ao trabalhar lado a lado com colegas que compartilham da mesma paixão por software e desenvolvimento, construímos não apenas produtos incríveis, mas também uma cultura de respeito, colaboração e celebração de cada conquista. Juntos, somos mais fortes e somos movidos pelo desejo de superar desafios e atingir novos patamares.

Estou empolgado em continuar essa jornada de aprendizado e evolução, ao lado de uma equipe que abraça a inovação e a busca pela excelência. Se você compartilha dessa visão e busca um ambiente de trabalho repleto de oportunidades para crescer e se destacar, vamos nos conectar e explorar como podemos construir algo extraordinário juntos!

O que:

Ambiente verdadeiramente colaborativo

Como:

São incentivadas práticas como pair-programming, peer review, eventos de compartilhamento de conhecimento, além disso, todas as métricas (KPIs) são referentes ao TIME e não ao indivíduo e acreditamos que existe um ganho de escala maior em compartilhar conhecimento do que em fazer tudo sozinho e reter o conhecimento. Juntos somos mais fortes.

O que:

Código altamente manutenível (boas práticas)

Como:

Amplo conhecimento de negócio pelo time técnico, boas práticas de design de código (Clean Code, Clean Architecture, Design Patterns, SOLID,…), ampla cobertura de testes (Unitários, Integração, Mutação, Carga…), Logs sanitizados, Monitoramento, Observabilidade, ambiente local completo (docker). Aplicação de ferramentas como SonarCloud com o quality gate para bloquear pull requests que não estejam em conformidade e o acompanhamento de métricas de cobertura de código e de efetividade de testes (teste de mutação) nas reuniões de OKRs.

O que:

Foco na Melhoria Contínua

Como:

Adotamos a metodologia Kaizen para nos permitir identificar oportunidades de melhoria contínua em nossos processos. Mantemos uma mentalidade aberta e proativa para revisar, refinar e melhorar o que fazemos. Além disso, incentivamos todos os membros da equipe a contribuir com ideias para melhorar a maneira como trabalhamos.

O que:

Inovação e Abertura para Novas Ideias

Como:

Acreditamos que todos têm algo valioso a contribuir, por isso incentivamos a comunicação aberta e direta, onde novas ideias são sempre bem-vindas e consideradas. Realizamos hackathons e workshops de inovação regularmente para incentivar a inovação e o pensamento fora da caixa.

O que:

Equilíbrio entre Trabalho e Vida Pessoal

Como:

Valorizamos a saúde e o bem-estar de nossa equipe e reconhecemos a importância de um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Promovemos horários de trabalho flexíveis e damos a opção de trabalho remoto. Além disso, a relação entre a aplicação de boas práticas no ciclo de vida do software é inversamente proporcional a quantidade de incidentes que podem causar o desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *